Linha do Tempo
Conheça nossa linha do tempo
para saber nossa história
O início - Projeto XB 700
O início da nossa história começa na verdade com o nome de Projeto XB 700. Alguns amigos motociclistas que se encontravam para apreciar as motos no lava-jato do Alemão, em postos de combustíveis, nas casas dos próprios membros, na cidade de Catalão/GO, liderados então pelo fundador José Euzébio Neto Jr, tiveram a ideia audaciosa de arrecadar dinheiro e financiar os estudos de uma estudante no curso de Fisioterapia, para que esse aluno se dedicasse nos estudos de criação de próteses de membros, e futuramente conseguir produzir essas próteses com um custo baixo, visando atender a necessidade da população carente da nossa região e o alto índice de acidentes que estavam ocorrendo na nossa cidade, principalmente de moto.
Esse primeiro projeto contava com apenas 7 membros, que desde então se encontravam regularmente para discutir o projeto e como fazer o mesmo acontecer.
Após algumas reuniões, decidiu-se então legalizar a instituição, e a mesma recebeu o nome de Associação Estradeiros do Bem. Foi criado então um estatuto, registrado um CNPJ, e demais obrigações legais para amparar a instituição.
Portanto, a AEB surgiu da ideia de promover a filantropia, e assim permanece com esse ideal até hoje.
Estruturação da Associação
A Associação vinha dando certo, porém mais voluntários eram necessários para poder alavancar, e com isso começou um processo de expansão da AEB, visando agregar mais pessoas, começar a organizar melhor as reuniões, estipular uma mensalidade para cada membro, definir funções para cada membro, etc.
Surgiu então, o anseio por contruir uma sede para servir como ponto de encontro fixo para as reuniões dos membros, porém esse ainda era um sonho distante. Enquanto isso as reuniões aconteciam na antiga Revistaria, na Rua 20 de Agosto, em Catalão, local bastante frequentado na época.
Conquista do Terreno
Com o crescimento da Associação e a necessidade de um local para pudéssemos realizar nossas reuniões, foi montada uma comissão com alguns associados, para buscar apoio do poder público. A ideia era conseguir a doação de um terreno para que a AEB construísse sua sede.
Os associados então correram atrás de toda documentação necessária, participaram de reuniões e negociações com o legislativo municipal e conseguiram a aprovação na Câmara de Vereadores reconhecendo a AEB como entidade de utilidade pública e filantrópica o que viabilizou então a solicitação da doação de um terreno junto à Prefeitura de Catalão.
Foi criada então a Lei 2.606 de 28 de agosto de 2008, que "Declara de Utilidade Pública a Associação Estradeiros do Bem", aprovada pela Câmara de Vereadores, e sancionada pelo então prefeito Adib Elias Júnior.
Um terreno de 443m² foi então cedido em regime de comodato pela Prefeitura de Catalão/GO, por tempo indeterminado, em 24 de outubro de 2008.
Vale ressaltar que, esse terreno foi cedido à AEB por ser uma associação filantrópica, que presta constantes serviços à comunidade, sem fins lucrativos e que tem todas suas atividades (eventos, doações, arrecadações, etc.) devidamente registrados e com prestação de conta transparente junto ao Poder Público e à população.

Campanha Natal do Bem
Em 2012 começamos o maior dos nossos projetos, batizado de Natal do Bem, onde arrecadamos brinquedos através de doações por parte da comunidade local, e fazemos a doação desses brinquedos para crianças acolhidas por instituições de ensino (creches, escolas, etc.) que atendem crianças carentes.
Atualmente conseguimos doar mais de 600 brinquedos todo Natal.
A entrega dos brinquedos ocorre sempre na véspera do Natal, com direito a desfile do Papai Noel com motociata.


Construção da Sede
Finalmente, iniciamos a construção de um sonho. Após conseguirmos o terreno, começa então o trabalho para arrecadar fundos para começar a construção da sede.
Os associados iniciaram uma série de alternativas para angariara fundos, desde venda de bebida em eventos abertos da cidade, como em festas juninas, shows etc. e com o lucro dessas vendas e também através de outas arrecadações, mensalidade e doações demos início à obra da sede.


Construção de uma casa para cidadão desabrigado
Talvez o nosso maior projeto até então, foi a construção de uma casa popular com estrutura pré-moldada, para um cidadão desabrigado da cidade de Catalão/GO, que se encontrava em uma situação sub-humana.
Toda a obra foi realizada com recurso e mão de obra própria dos associados, no terreno que já era de propriedade do cidadão.
Entregamos a casa toda mobiliada com móveis novos e seminovos obtidos de doações de associados e também da comunidade, devolvendo a cidadão condições de seguir a vida com dignidade um pouco mais de humanidade. Motivo de orgulho para a AEB.


Ampliação da Sede
Como não temos muitos recursos, temos tentado melhorar a nossa sede gradativamente. Em 2021 iniciamos uma reforma visando aumentar a área coberta em 175m², para que os eventos que promovemos visando arrecadação de fundos para assistência social, sejam realizadas em um ambiente mais confortável e mais acolhedor para nossos convidados.
